Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Com novas concessões no horizonte, Porto Alegre quer se tornar a "Capital das Parcerias", por Felipe Uhr/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Governo Municipal aposta no poder privado para alavancar projetos e manter conservação de espaços públicos | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

 

 

Em quase dois anos de administração, a gestão do prefeito Sebastião Melo aposta na iniciativa privada para resolver problemas antigos de Porto Alegre, como a ocupação de espaços públicos e manutenção e conservação dos mesmos. Através de parcerias e adoções, por exemplo, a prefeitura revitalizou o sítio do Laçador e parte do Muro da Mauá. Os dois cartões-postais da Capital foram adotados por empresas que cuidam e mantêm a limpeza dos lugares.

“O poder público sozinho não vai muito longe”, ressalta a secretária de Parcerias, Ana Pellini. “Ao todo foram 11 lugares revitalizados”, lembra. Do 13º andar do prédio da administração, na rua João Manoel, no Centro Histórico de Porto Alegre, a secretária toca a formulação e elaboração de outros modelos de concessão que ainda estão por ser lançados pelo governo.

Nos últimos dias, quando a prefeitura anunciou as consultas públicas das concessões dos parques Marinha do Brasil e Redenção, trecho 3 da Orla e o calçadão da Praia do Lami, o prefeito Sebastião Melo falou em alto e bom tom uma das suas pretensões: “Queremos que Porto Alegre seja a Capital das parcerias”.

Leia mais no Correio do Povo