Nesta terça-feira, 25, o Restaurante Popular da Restinga, na Estrada Chácara do Banco, 71, será sede de um Dia de Atividades para qualificação profissional e geração de renda das pessoas que frequentam o espaço. Das 9h às 16h, serão oferecidas oficinas gratuitas, como panificação e confeitaria, produção de doces de festa, atendimento de garçom e microempreendedorismo feminino. A iniciativa integra a programação dos 250 anos de Porto Alegre.
Também serão servidos café da manhã, almoço e lanche para todos os participantes – a última refeição será com os pães produzidos na primeira oficina. A ação é promovida pela Unidade de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fundação Pão dos Pobres, Centro Social Padre Leonardi e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
A proposta de integrar segurança alimentar e qualificação profissional vem da conversa com as pessoas que frequentam os restaurantes. “Nosso objetivo é incentivar autonomia e a descoberta de interesses e vocações. Há jovens de 17 e 18 anos participando que poderão, a partir daí, buscar colocações no mercado ou desenvolver atividades de geração de renda de forma independente”, afirma Carolina Breda Resende, coordenadora da Segurança Alimentar da SMDS.
Atendimento em rede – Os restaurantes, além de oferecerem uma refeição saudável, são uma porta de entrada para a rede de atendimento de saúde e assistência social. Neste dia, a SMS dará orientações sobre saúde, conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos, auto-testes para HIV e gel lubrificante.
Programação:
8h30 – Café da manhã
8h50 – Abertura oficial
9h – Oficina de panificação e confeitaria
9h30 às 11h – Roda de conversa sobre saúde
10h30 – Lanche
12h – Almoço temático alusivo ao Dia Mundial da Alimentação com conversa sobre escolhas alimentares
13h30 – Oficinas: doces de festa e atendimento de garçom
15h30 – Carrocinha de pipoca
16h – Oficina de microempreendedorismo feminino
17h – Encerramento com lanche – produção da oficina de panificação
Restaurantes Populares – Os Restaurante Populares servem 800 refeições por dia durante a semana, sendo 400 na Unidade Centro e 100 nas demais. Nos finais de semana, no Centro, são oferecidos 200 almoços no sábado e 200 no domingo. O funcionamento é de segunda a domingo no Centro e de segunda a sexta-feira nas unidades Restinga, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta e Cruzeiro. P horário é a partir das 11h, até atingir o número máximo de refeições.
Endereços dos restaurantes populares:
Centro: rua Garibaldi, 461
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71
Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95