Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Conseleite mantém cálculo de preços mensais de referência ao leite, por Camila Pessôa/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Impactado pela estiagem, setor ainda trabalha com margens apertadas, apesar da melhora detectada em pesquisas sobre preços médios pagos aos pecuaristas e custos de produção | Foto: Humberto Nicoline / Embrapa / Divulgação

 

 

Após sinalização do governo estadual, o Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite) espera utilizar o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Fundoleite) para financiar os serviços técnicos de cálculo do preço de referência aos produtores. A previsão é de que isso ocorra em 3 meses, tempo necessário para que seja aberto e executado um processo licitatório para contratar uma consultoria encarregada de fazer o levantamento mensal, de acordo com informações do Conseleite. A questão vem sendo debatida há 2 anos, quando a Farsul solicitou a utilização do Fundoleite para essa finalidade, como afirma o secretário adjunto da Agricultura, Rodrigo Rizzo.

De acordo com o coordenador do Conseleite, Eugênio Zanetti, os projetos encaminhados anteriormente pelo setor para usar o Fundoleite não foram aceitos pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Para que a liberação dos recursos fosse permitida, estas orientaram a abertura do processo licitatório, solução determinada em reunião do setor com o secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes, na última quarta-feira. “O secretário Domingos se comprometeu a dar celeridade a esse processo e agora que foi encontrado o ‘caminho jurídico’ para destravar esses projetos e ter acesso aos recursos do Fundoleite”, explica Zanetti.

Leia mais no Correio do Povo