Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Detalhes Notícia

 

 

O paradesporto esteve em pauta no segundo dia da Feira do Livro de Porto Alegre. Os desafios diários e as vivências cotidianas de atletas e profissionais do esporte e lazer paradesportivo reuniu, no estande da prefeitura, o coordenador técnico Fábio Azeredo, representando a Associação de Pais, Amigos, e Pessoas com Deficiência, da Fundação do Banco do Brasil (Apavb), e Fernanda Michaelsen, uma das fundadoras e coordenadora Técnica da Esporte +, além de alunos, pais e professores.

Durante sua participação, Fernanda falou dos desafios diários que enfrentou como professora na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria. “Cada aluno especial tem sua história e sua maneira de encarar o mundo. Todos tem um potencial para algum tipo de modalidade esportiva e nossa missão é descobrir, incentivar e potencializar estes alunos para a prática do esporte, Sou testemunha de inúmeras vitórias que eles conquistaram nas mais diferentes competições mundo afora”, ressaltou.

Para Fábio Azeredo, o importante é dar oportunidade para que todas pessoas com deficiência possam mostrar seu potencial e estar mais incluídas na nossa sociedade. “Isso faz toda a diferença na vida de cada um e de suas famílias”, observou.

A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) , Débora Garcia, também contou um pouco de sua experiência como professora de dois alunos que tinham Síndrome de Down e um que era autista. “Todos tinham um potencial enorme para praticar as atividades físicas e de lazer. Sempre estavam dispostos e prontos para interagir”.

A mediadora da roda de conversas, coordenadora do Paradesporto da SMELJ, Liza Cenci, disse que o paradesporto é uma enorme ferramenta da inclusão. ”As escolas devem ter um planejamento especial e permanente para as pessoas com deficiência. Temos diversos exemplos do sucesso de programas bem elaborados que deram ao Brasil, e ao mundo, dezenas de campeões paralímpicos”.

O encontro teve a participação especial do Kauã Schuquel Boff, de 12 anos, e grande medalhista em diversas modalidades de natação e, também, da atleta paralímpica da Apabb, Andreia Ferreira.