Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Bolsonaro usa 'acabou' em reunião no STF; 'olhar para a frente', diz Fachin; Estado de Minas

Detalhes Notícia
Ministro do Supremo relatou rapidamente o rescaldo da reunião com o presidente, que quebrou o silêncio dois dias após derrota para Lula. Edson Fachin (foto) foi um dos participantes da reunião de Bolsonaro no STF (foto: AFP / EVARISTO SA)

 

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin disse, nesta terça-feira (1°/11), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou a palavra “acabou” ao tratar da eleição presidencial durante reunião com outros integrantes da corte. Mais cedo, depois de fazer um pronunciamento público em que não falou em derrota, mas prometeu respeitar a Constituição, Bolsonaro se dirigiu à sede do STF, em Brasília (DF), para conversar com os magistrados.

“O presidente da República utilizou o verbo ‘acabar’ no passado. Ele disse ‘acabou’. Portanto, olhar para a frente”, disse Fachin, em breve conversa com jornalistas. Segundo o ministro, a presidente do STF, Rosa Weber, deve falar oficialmente em nome da corte.

Antes, o Supremo havia emitido nota classificando a declaração de Bolsonaro no Palácio da Alvorada, também na capital federal, como um reconhecimento da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do Presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, lê-se no texto.

Leia mais em Estado de Minas