Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Grupos de extrema direita convocaram bloqueios antes da eleição de Lula; por Alexa Salomão/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Mensagens em aplicativos se intensificaram desde derrota de Jair Bolsonaro (PL). Apoiadores de Bolsonaro fazem bloqueio em estrada na BR-251, que liga Brasília a Unaí (MG), na altura do km 15 - Pedro Ladeira/Folhapress

 

 

Os grupos de extrema-direita no Telegram intensificaram as convocações a caminhoneiros na reta final das eleições. As mensagens se intensificaram desde derrota de Jair Bolsonaro (PL), com o discurso de que a categoria precisa se mobilizar para deixar clara a insatisfação com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.

As convocações, por escrito ou em vídeos, a que a Folha teve acesso, dizem que o Brasil não pode ser “entregue ao comunismo” e pedem uma mobilização dos caminhoneiros, “amigos do agronegócio” e até da população para parar as estradas, especialmente em São Paulo.

Um dos vídeos compartilhados no Telegram mostra o empresário Emilio Dalçoquio, de Santa Catarina, fazendo um discurso dentro de um bar em praia Brava, no município de Itajaí (SC). Apoiador de Bolsonaro, Dalçoquio é conhecido no setor de transporte e participou da greve dos caminhoneiros em 2018.

Leia mais na Folha de São Paulo