Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Senadores apoiam projeto de Lasier que susta resolução dando poderes extras ao TSE

Detalhes Notícia

 

Na reunião de líderes do Senado desta segunda (7), um grupo de senadores defendeu que se coloque com urgência, no plenário, o projeto de decreto legislativo (PDL 371/2022), do senador Lasier Martins (Podemos/RS), que derruba os efeitos da resolução editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da qual são autoconcedidos poderes extras durante o período eleitoral. Os parlamentares querem que sejam sustadas essas medidas, que estão sendo usados mesmo após o segundo turno das eleições.

Entre os senadores que fizeram coro em defesa da revogação da medida estão Eduardo Gomes (PL-TO), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Carlos Portinho (PL-RJ).

Para o senador Lasier, a função constitucional do TSE é organizar e administrar o processo eleitoral, garantir o direito ao voto dos eleitores e diplomar os eleitos. Mas sob o pretexto de enfrentar riscos gerados pela desinformação na campanha, a Corte impôs seis medidas novas há poucos dias do pleito, desrespeitando o princípio da anualidade, extrapolando das suas funções em medida que permanece até hoje.

“É preciso revogar essas medidas arbitrárias de forma urgente no país. É lamentável a crise que estamos presenciando decorrente desses fatos, com práticas de censura e cerceamento da liberdade de expressão”, completa Lasier.