Começou a ser debatido na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que cria o Polo Turístico, Gastronômico, Cultural e de Entretenimento do Bairro Cidade Baixa. Pela proposta, assinada pelo vereador Mirgon Kayser (PT), o polo compreenderá o polígono formado pelas avenidas João Pessoa, Loureiro da Silva, Praia de Belas, Ipiranga e Érico Veríssimo e pela esquina da Rua Sebastião Leão com a Avenida João Pessoa.
O projeto estabelece como objetivos do polo, entre outros, o fomento a atividades turísticas, gastronômicas, culturais e de entretenimento no bairro Cidade Baixa; a promoção da geração de emprego e renda por meio do incentivo à atividade comercial e às atividades agregadas, com a qualificação dos serviços do bairro Cidade Baixa, considerando a convivência harmônica entre moradores, frequentadores e comerciantes; implantação de mecanismos de proteção, preservação e educação ambiental; e incentivo a empreendimentos com foco no turismo, na cultura, no lazer e no entretenimento.
“O Bairro Cidade Baixa passou a ser uma referência para diversos movimentos políticos e culturais. A Parada Livre passa pelo Bairro, a Consciência Negra tem suas principais atividades no bairro e no Largo Zumbi dos Palmares, os atos públicos em defesa da democracia começam ou terminam ali e o carnaval de rua tem sua maior expressão nas ruas do bairro, entre outros eventos. O reconhecimento como um polo turístico, gastronômico, cultural, político e de entretenimento permitirá que o bairro receba os investimentos que necessita para continuar sediando eventos, promovendo cultura e incentivando o turismo, o entretenimento e a gastronomia”, justifica o vereador.