A aliança liderada pelo partido do ditador Daniel Ortega venceu por maioria esmagadora a disputa por 153 prefeituras na Nicarágua, segundo relatório com resultados parciais divulgado nesta segunda-feira (7). A vitória, contudo, é contestada pela oposição, que alega farsa.
O levantamento feito pelo CSE (Conselho Supremo Eleitoral) aponta que a aliança Nicarágua Triunfa, liderada pela FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), a legenda de Ortega, obteve o controle dos 112 municípios em que os resultados foram divulgados, incluindo a capital do país, Manágua.
“Concluímos com sucesso um exercício cívico e soberano”, disse a presidente do CSE, Brenda Rocha, sem especificar o nível de participação dos eleitores. Ela apresentou os resultados em conferência realizada 12 horas após o encerramento da votação, neste domingo (6). O observatório independente Urnas Abertas estimou que a abstenção foi de 82,7%, em pesquisa com índice de confiança estimado em 95%.
Os sandinistas já controlavam 141 das 153 prefeituras em disputa, além de outras três que antes eram governadas pela oposição e cujos prefeitos foram substituídos por membros da FSLN.
Leia mais na Folha de São Paulo