Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Líder ruralista questiona disposição do governo para atender setor, por Vinícius Valfré/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária diz que Lula terá de colocar em prática promessas feitas na campanha. Os ruralistas ainda lamentam a derrota de Bolsonaro, candidato de quase todo o segmento. Foto: Dida Sampaio/Estadão

 

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentará resistência de ruralistas abrigados em partidos que devem compor o novo governo, como o MDB. Embora a equipe do PT avalie que o pragmatismo pautará esse relacionamento, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), disse não acreditar na disposição de Lula de atender às demandas do setor.

“Ele vai ter de demonstrar que é verdade o que falou na campanha, que vai cuidar do agro. Não acreditamos”, afirmou Souza. “Temos um Parlamento muito focado. Ele vai ter de sentar com a bancada para ajustar. Não vamos permitir abusos por parte de nenhum governo”, completou o presidente da FPA.

Souza não é uma voz isolada. As bancadas do MDB no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Centro-Oeste podem ser as mais refratárias ao diálogo com Lula num primeiro momento. Os ruralistas ainda lamentam a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato de quase todo o segmento.

Leia mais em O Estado de São Paulo