Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

RS assina contrato para monitorar agressores e vítimas de feminicídio; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Medida é inovadora em todo o país e prevê redução nos casos de violência doméstica. Solenidade no Palácio Piratini apresentou ações para frear os casos de feminicídio e violência doméstica no RS | Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação / CP

 

 

A Secretaria da Segurança Pública e a empresa suíça Geosatis assinaram nesta quarta-feira, em solenidade no Palácio Piratini, um contrato para a disponibilização de 2 mil tornozeleiras eletrônicas para serem utilizadas em agressores que cumprem medidas protetivas da Lei Maria da Penha e mostram potencial de risco para a mulher.

A contratação dos equipamentos foi autorizada pelo Estado por meio de inexigibilidade de licitação, e o investimento é de R$ 4,2 milhões. As vítimas também contarão com um aplicativo de celular, interligado à tornozeleira, que monitora o agressor em tempo real e alerta a vítima e as forças de segurança caso a zona de distanciamento venha a ser ultrapassada.

A nova tecnologia é parte de uma das ações do governo do Estado para frear os casos de feminicídio e violência doméstica no Rio Grande do Sul, tendo como ponto de partida os municípios de Porto Alegre e Canoas.

Leia mais no Correio do Povo