Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Bento Gonçalves vai contar com centro de inovação para empresas; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Inova Bento, criado durante o Fórum de Inovação da cidade, quer auxiliar empresários a estruturar negócios /BÁRBARA SALVATTI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

Com praticamente uma empresa para cada seis habitantes, Bento Gonçalves é uma cidade que precisa, diante de um mercado cada vez mais em transformação. É nessa direção que o Inova Bento, o Centro de Inovação de Bento Gonçalves, conduzirá as organizações do município a partir de agora. Criado por decreto municipal durante o 1º Fórum de Inovação, realizado nesta semana, o espaço nasce de uma aliança estratégica capitaneada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em parceria com a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e a prefeitura.

O Inova Bento está baseado em quatro pilares de atuação: educação; investimentos; programa para startups e programa para empresas. No primeiro deles, isso se manifesta em ações como imersões, fóruns e os chamados “demodays”, quando equipes de um programa de inovação aberta apresentam pitches ou projetos a avaliadores.

No pilar Investimentos vai ocorrer a relação com investidores e fundos de investimentos, assim como com aceleradoras. No Programa para Startups, estão relacionados elementos como pré-incubação e incubação, e no último pilar aparecem quesitos como inovação aberta e educação corporativa. “O centro é um marco para uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. Ele é muito mais do que um espaço físico, ele oferece uma série de interações, é um pacote de mentoria e atividades”, conta a diretora da área de Projetos do CIC-BG, Fernanda D’Arrigo.

Leia mais no Jornal do Comércio