Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Lula quer reconquistar agronegócio com nova política de crédito e preços, por Por Eliane Oliveira e Jennifer Gularte/O Globo

Detalhes Notícia
PT deve retomar estoques reguladores e propor juro menor à produção sustentável. Plano também estuda a conversão de áreas de pastagem degradadas em zonas de cultivo frear o desmatamento. Lula estuda propostas para o agronegócioLula estuda propostas para o agronegócio Foto: Pablo Jacob

 

 

Setor em que houve reduzido apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha, o agronegócio brasileiro terá uma nova política de abastecimento e crédito, que começará a ser desenhada nos primeiros dias do novo governo.

Entre as medidas em estudo na equipe de transição para reaproximar Lula de um setor que responde por mais de um quarto do PIB do país, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estão juros menores para agricultores com produção ambientalmente sustentável e a retomada dos estoques reguladores de alimentos, usados pelo setor público para calibrar preços e até combater a inflação.

Segundo aliados de Lula no agro, o presidente eleito quer reposicionar a produção brasileira no mercado internacional, ampliando os destinos das exportações e aumentando o valor agregado de produtos enviados a parceiros tradicionais, como China, Europa e países árabes.

Leia mais em O Globo