Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Secretário de Governança participa da reunião regional de diretores de resiliência na Cidade do México

Detalhes Notícia
Trogildo foi empossado como diretor de Resiliência de Porto Alegre em maio de 2021 SMGOV/Divulgação PMPA

 

 

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, viaja para a Cidade do México, onde participa de quarta-feira, 16, a sexta-feira, 18, da reunião regional de diretores de resiliência (Chief Resilience Officers) das cidades da América Latina e do Caribe. A agenda é uma convocação da Rede Mundial de Cidades Resilientes (R-Cities) e do governo da Cidade do México. Trogildo participa da rede como diretor de resiliência de Porto Alegre.

O evento é organizado pelo Escritório Regional para a América Latina de R-Cities, Secretaria de Gestão Integral de Riscos e Proteção Civil e Coordenação Geral de Assessores e Assuntos Internacionais do Governo da Cidade do México. O encontro tem como objetivos construir relacionamentos entre os escritórios de resiliência urbana das cidades da região e fortalecer seu compromisso com a rede global; oferecer sessões de treinamento e orientação para oficiais de resiliência das cidades membros do R-Cities; compartilhar as melhores práticas, discutir desafios comuns e traçar o curso de ação coletiva da rede R-Cities no futuro; refletir sobre as tendências atuais nas cidades e posicionar a América Latina na prática global de resiliência urbana; promover as atividades da rede com o apoio de seus aliados estratégicos, a implementação de seus programas e comunicações; lançar a iniciativa global “Mulheres em Resiliência”.

A reunião é um evento fechado (somente por convite) e contará com representantes das cidades membros R-Cities da região: Cidade do México, Ciudad Juárez, Monterrey, Área Metropolitana de Guadalajara (México); Cidade do Panamá (Panamá), prefeitos de Medellín e Cali (Colômbia); Distrito Metropolitano de Quito (Equador); prefeituras de Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro (Brasil), Município de Montevidéu (Uruguai), Município de Santa Fé e Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires (Argentina), Região Metropolitana de Santiago (Chile).

Resiliência urbana – É a capacidade de indivíduos, comunidades, instituições, empresas e sistemas dentro de uma cidade de sobreviver, se adaptar e crescer, independente dos tipos de estresse crônico e choques agudos que experimentem.

Porto Alegre foi selecionada em 2013 para participar do Desafio 100 Cidades Resilientes. Na ocasião, o CRO foi o ex-secretário de Governança Local, Cezar Busatto, falecido em 2018.

Lei da Resiliência – Foi sancionada em novembro de 2019, instituindo o Plano de Resiliência em Porto Alegre. De autoria do então vereador Cassio Trogildo, o projeto começou a tramitar em 2015 na Câmara Municipal, dois anos depois da Capital ser selecionada no Projeto 100 Cidades Resilientes, da Fundação Rockefeller. A lei recebeu o nome de Cezar Busatto.