Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Edição extra do Festipoa Literária dá luz a títulos que dialoguem com práticas antirracistas, por Adriana Lampert/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Poeta Sérgio Vaz é um dos dois homenageados da edição extra do FestiPoa Literária, com enfoque na temática antirracista l JAIRO GOLDFLUS/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O Festipoa Literária está de volta ao presencial com uma edição extra, que acontece entre os dias 20 a 23 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, e nos bares Agulha e Espaço 512. O período escolhido para o evento especial, que encerra as atividades da 13ª edição (que aconteceu em maio do ano passado de forma totalmente virtual) faz uma alusão às temáticas lembradas na Semana da Consciência Negra.

Sem ter realizado uma edição regular em 2022, o evento apresenta um recorte da programação de 2021, com 30 convidados e dois homenageados: o poeta Sérgio Vaz e a escritora Ana Maria Gonçalves. Eles desembarcam em Porto Alegre para dividir mesas, leituras, saraus e celebrações com outros autores e artistas da cultura brasileira, a exemplo de Marina Lima, Valéria Barcellos, José Falero, Luna Vitrolira, Cláudia Schroeder, Rafa Rafuagi, Eliane Marques, Pâmela Amaro, Negra Jaque, Atinukés e Marlon Pires Ramos, entre outros.

A maior parte da programação se concentrará no bar Agulha, que contará com quatro atividades no dia 20 de novembro. Às 16h ocorrem falas de Daiana Santos, Luna Vitrolira, Negra Jaque, Preta Guardiã (Helena Meireles) e Valéria Barcellos; às 17h30min haverá conversa com Eliane Marques, Luna Vitrolira e Mariam Pessah; às 18h30min é a vez de Marlon Pires Ramos e Everton Behenck lançarem e autografarem seus livros, intitlados A vitória do afeto e Entre o céu e o sal, respectivamente. Após, ainda ocorre fala de Rafa Rafuagi sobre Oliveira Silveira, às 19h30min, seguida do Sarau Desagravo, com o grupo Desagravo e convidados, marcado para iniciar às 20h.

Leia mais no Jornal do Comércio