Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

John Kerry diz esperar 'guinada total' do Brasil e aguarda encontro com Lula para definir dinheiro à Amazônia, da BBC

Detalhes Notícia
John Kerry se reuniu com Marina Silva, um dos nomes mais cotados para assumir o Ministério do Meio Ambiente do Brasil. CRÉDITO,SEDAT SUNA/EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK

 

 

Enviado especial dos Estados Unidos à COP27, John Kerry, disse nesta terça-feira (15) à BBC News Brasil que está “animado” para se reunir à tarde com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que também está em Sharm El-Sheik, no Egito, para participar da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Kerry disse que aguarda a conversa com Lula para definir a futura ajuda dos EUA para ações de preservação na Amazônia, mas afirmou estar “confiante” de que o futuro presidente vai promover uma “guinada completa” na política ambiental do Brasil.

Durante o mandato de Jair Bolsonaro, o Fundo Amazônia, que tem cerca de US$ 1 bilhão em recursos doados pela Noruega e a Alemanha ficaram paralisados, diante da desconfiança desses países com a política ambiental atual do Brasil. Outros países ricos, como Estados Unidos e União Europeia, também frearam negociações para cooperar com a preservação da floresta diante do desmatamento recorde nos últimos três anos.

Leia mais em BBC