Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Projeto propõe implantação de lixeiras subterrâneas na Capital

Detalhes Notícia
Modelo de lixeira substituiria os contêineres (Foto: Divulgação / CMPA)

 

 

Está em debate na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que cria o sistema de coleta subterrânea de resíduos na Capital. Trata-se de uma proposta de autoria do vereador Jonas Reis (PT). “O sistema traz vantagens em relação à coleta ‘conteinerizada’: não há emissão de odores característicos de contêineres; libera vagas de estacionamento; embeleza a cidade; e contribui para a limpeza das ruas”, diz o vereador.

O sistema de coleta subterrânea será constituído por recipientes colocados no subsolo, em compartimento adequado, que receberão o resíduo colocado por meio de tampas no nível da rua. Ainda conforme o projeto, o sistema contemplará recipientes para colocação de resíduo orgânico e resíduo reciclável. Além disso, o órgão responsável pela limpeza urbana poderá subdividir a coleta de resíduo reciclável por tipos de material.

“As lixeiras subterrâneas podem substituir, com vantagens, os atuais contêineres de coleta de resíduos. Por ficarem abaixo do solo e fechadas, evitam o vandalismo, a triagem irregular realizada nas calçadas e a coleta clandestina. Assim, aumentarão a quantidade e a qualidade dos resíduos da coleta seletiva encaminhados para os galpões de reciclagem, beneficiando centenas de famílias que vivem da triagem de resíduos”, justifica o autor.