O mercado angolano dispõe de mais um projeto privado de Comunicação Social, denominado Rede Girassol. A plataforma de TV, Rádio, Portal de Notícias e Negócios, cujo canal de televisão estreia nesse sábado, está instalado em Luanda.
O projeto é comandado pelo gaúcho, Volmar Malgarin, jornalista com vasta experiência em edição, direção e implantação de programas e emissoras de televisão e rádio, públicas e privadas, em todo o Brasil.
Ele trabalha em comunicação corporativa e marketing político com várias campanhas de sucesso nas eleições de governadores, prefeitos e senadores e foi diretor de comunicação da campanha eleitoral do Presidente de Angola, João Lourenço, eleito em 2017. Documentarista premiado por entidades nacionais e internacionais. Diretor, roteirista e editor de conteúdo em vídeo para multiplataformas digitais. Experiência em projetos internacionais. Longa experiência na implantação de projetos de comunicação no continente africano.
Com a experiência de Diretor Artístico e de programas de televisão, professor universitário na área de Publicidade e Propaganda, Diretor de Criação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Carlos kober, coordena a área de entretenimento, “Estreia turbinada pois vamos transmitir a Copa do Mundo, direto do Qatar. Na grade programas para todas as faixas, desenho animado, filmes , novelas , shows, o mundial, telejornalismo … Vamos trabalhar em caráter experimental até o final do Mundial FIFA, e depois expandir.”. Já, Pedro Weber, com passagens por emissoras do Rio Grande do Sul trabalha como diretor de programas da emissora.
Durante a sua intervenção na cerimónia de lançamento do canal, o Presidente do Conselho de Administração, Hélder Barber dos Santos, referiu que a Rede Girassol comporta Rádio, TV, Portal de Notícia e Redes Sociais e vai procurar pautar a sua actividade na credibilidade e isenção na veiculação da informação, procurando desta forma definir um posicionamento perante a sociedade, e de acordo com a fonte, a rede Girassol é um projeto ligado ao Movimento Popular de Libertação de Angola(MPLA) .
Para o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse que, com este projeto, Angola cria as condições para que os cidadãos sejam bem informados e formados. “É de saudar a iniciativa e esperamos de facto que ela traga aquilo que todos os angolanos esperam: que é a formação e informação”, sublinhou o ministro, no final da visita às instalações da Rede Girassol.