A guerra na Ucrânia se intensifica e o presidente russo Vladimir Putin aumenta as ameaças de ataque nuclear. A Suíça conta com uma vasta rede de abrigos antiatômicos, mas que não ajudariam no caso de uma guerra em larga escala. Até que ponto o país está bem protegido contra o perigo atômico?
A Ucrânia continua a sofrer ataques das tropas russas. O Kremlin respondeu às reações nos territórios ocupados, bombardeando cidades e infraestruturas estratégica do país. Putin tem repetidamente ameaçado usar armas nucleares para “defender a integridade territorial” da Rússia, incluindo os territórios ocupados ilegalmente.
A maioria dos analistas concorda: o risco de um ataque nuclear russo na Ucrânia ainda é baixo. Além de não garantir a realização dos objetivos militares do Kremlin, o uso de armas nucleares poderia desencadear uma resposta da OTAN e isolaria a Rússia internacionalmente. Entretanto, Moscou poderia usar “armas nucleares táticas” de pequeno porte e baixo poder destrutivo como último recurso para frear a contraofensiva ucraniana.
Leia mais em Rádio Suíça Internacional