A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a autorização da 1ª Vara da Justiça Federal, em Florianópolis, para cultivar e produzir insumos de cannabis em pesquisas científicas. Com isso, a instituição se torna a primeira do país a obter a medida judicial para produzir a cannabis medicinal.
A justiça concedeu ao professor e pesquisador Erik Amazonas, do Centro de Ciências Rurais (Campus de Curitibanos), a autorização para o cultivo, preparo, produção, fabricação, depósito, porte e prescrição da Cannabis sativa. Ele acredita que a pesquisa coordenada por ele e outros professores deve contribuir para a regulamentação da prescrição veterinária no Brasil.
“Outras instituições já realizavam o cultivo, mas em esquema de cooperação técnica em decisões judiciais mais restritas, obtidas por pacientes e que possibilitam o acesso apenas às plantas legalizadas para a fabricação dos óleos daquela pessoa”, afirma Amazonas, que coordena a linha de pesquisa “Endocanabinologia e Cannabis Medicinal”, do Grupo de Estudos em Produção Animal e Saúde da Faculdade de Medicina Veterinária do Campus de Curitibanos.
Leia mais no Correio Braziliense