Pouco depois de o Congresso peruano destituir o presidente Pedro Castillo por “incapacidade moral”, a vice Dina Boluarte prestou juramento e assumiu a presidência do país nesta quarta-feira (07/12).
“Assumo em acordo com a Constituição do Peru, deste momento até 26 de julho”, disse Boluarte ao Parlamento, se referindo à data em que se encerraria o mandato de Castillo. A advogada esquerdista de 60 anos se tornou a primeira mulher a governar o país desde a sua independência, em 1821.
Boluarte convocou todas as forças políticas a firmarem uma trégua e se comprometeu a lutar pelos “ninguéns e excluídos” do país.
O Congresso destituiu Castillo horas após o então presidente anunciar a dissolução temporária do Parlamento e a formação de um governo de emergência nacional. A medida foi anunciada horas antes de os congressistas iniciarem um debate sobre a abertura de um processo de impeachment contra ele.
O Congresso, em resposta, ignorou o decreto presidencial e logo em seguida votou pelo prosseguimento do processo de impeachment e para que Castillo fosse substituído pela vice-presidente, com o apoio de 101 de um total de 130 congressistas.
Leia mais em Deutsche Welle