A conclusão das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar representou também a despedida de três das oito arenas do torneio: o Estádio Al Janoub, o Estádio Ahmed bin Ali e o Estádio 974. Enquanto os dois primeiros serão utilizados por clubes catarianos, o Estádio 974 terá um destino diferente – e incomum.
O inovador estádio reconstruível de contêineres deixará de existir no Catar – poucas horas após a goleada da seleção brasileira contra a Coreia do Sul foi dado início de seu desmantelamento. Na manhã seguinte à classificação brasileira, todas as lonas e grades foram removidas da linha de metrô ao redor do estádio, enquanto vários operários da construção civil iniciaram seus trabalhos na explanada do estádio.
O desmantelamento da estrutura pesada começará apenas depois da final da Copa do Mundo. Então, a arena com capacidade para 44.089 espectadores – e que foi erguida a partir de 974 contêineres em homenagem ao código de telefone do Catar – poderá agora ser montada em qualquer outro canto do mundo. O problema? Ainda não há adquirente.
Mas, caso a Copa do Mundo do Catar acabe por ser o único serviço prestado pelo Estádio 974 ao futebol, ao menos ficará marcado por ter se despedido de forma esplendorosa. Antes da chegada dos primeiros guindastes, a Seleção teve o que pode ser considerada sua melhor apresentação em Mundiais desde a Copa de 2002.
Leia mais em Deutsche Welle