Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura oferece testes para HIV, sífilis e hepatites no final de semana

Detalhes Notícia
Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis também em 132 unidades de saúde. Cristine Rochol/PMPA

 

 

Para marcar o Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids, moradores de Porto Alegre poderão fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C em ações especiais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste final de semana. Sábado, 10, o ônibus Fique Sabendo estará no Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário, e no domingo, 11, na Orla do Guaíba, ambos das 10h às 16h.

Além da testagem, haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante, autotestes de HIV, orientações e encaminhamento para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porto Alegre oferece tratamento a pessoas diagnosticadas com o vírus HIV desde 2014, e não apenas em casos de Aids.

Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis também de segunda a sexta-feira, nas 132 unidades de saúde da cidade (veja a lista de postos) e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico).

Conforme boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em 1º de dezembro, com dados referentes a 2021, Porto Alegre é a terceira capital com maior taxa de detecção de Aids (47,2 casos/100 mil habitantes – quase três vezes mais que a taxa nacional), a capital com a maior taxa de detecção de gestantes com HIV (17,1 casos/1.000 nascidos vivos – quase seis vezes maior que a taxa nacional) e com o maior coeficiente de mortalidade por Aids, ainda que tenha reduzido em relação ao ano anterior (22,6 óbitos/100 mil habitantes – quase seis vezes mais que o coeficiente nacional).

RIO GRANDE DO SUL
Taxa de detecção de Aids: 24,3 casos/100 mil habitantes
Taxa de detecção de gestante HIV: 8,4 casos/1.000 nascidos vivos
Coeficiente de mortalidade por Aids: 7,7 óbitos/100 mil habitantes

BRASIL
Taxa de detecção de Aids: 16,5 casos/100 mil habitantes
Taxa de detecção de gestante HIV: 3 casos/1.000 nascidos vivos
Coeficiente de mortalidade por Aids: 4,2 óbitos/100 mil habitantes

A programação do mês teve início no dia 1º, com ação de testagem, orientações e acesso a tratamento na Praça da Alfândega.

Dezembro Vermelho – Mês de Luta contra a Aids
Sábado, 10: Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário
Domingo, 11: Orla do Guaíba
Horário: 10h às 16h
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações quanto à importância da prevenção, detecção e encaminhamento para tratamento a infecções sexualmente transmissíveis.