Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Governo eleito quer baratear acesso à internet por famílias de baixa renda, por Daniel Gullino e Jeniffer Gularte/O Globo

Detalhes Notícia
Ex-ministro Paulo Bernardo, que atua na transição, diz que objetivo é diminuir preço de pacotes de banda larga. Entre as opções estão redução de impostos e pagamento extra para quem ganha Auxílio Brasil. O ex-ministro Paulo Bernardo, durante depoimento na Câmara dos Deputados Jorge William/Agência O Globo

 

 

A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está estudando formas de baratear o acesso à internet. De acordo com o ex-ministro Paulo Bernardo, que atua no grupo de comunicações na equipe de transição, o foco será diminuir o preço dos pacotes de banda larga domiciliar, especialmente para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada dos programas sociais do governo.

O plano foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmado pelo GLOBO. Segundo Bernardo, que foi ministro das Comunicações no governo de Dilma Rousseff (PT), Lula solicitou um programa nos moldes do Luz para Todos, que ampliou o acesso à energia elétrica.

— Nós estudamos formas de baratear os pacotes de serviço, com foco na banda larga domiciliar, com fibra ótica. Estamos sugerindo começar por aí. Pelo que pesquisamos e ouvimos de vários setores, inclusive provedores de internet, há muita infraestrutura, não precisamos investir em construção. A ideia é ver a melhor maneira de baixar o preço, que acaba sendo um obstáculo para o acesso — afirmou o ex-ministro ao GLOBO.

Leia mais em O Globo