Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Lula já definiu nomes para comandar AGU e CGU; saiba quem são, por Felipe Frazão/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Vinícius Marques, para a Controladoria, e Jorge Messias, na Advocacia-Geral, devem ser anunciados em breve por Lula. Durante a diplomação de Lula, no TSE nesta segunda-feira, petistas diziam que o cargo seria entregue, necessariamente, a um servidor de carreira da AGU. Foto: AGU

 

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem dois nomes de sua equipe jurídica definidos para compor o primeiro escalão do novo governo. Lula confidenciou a deputados e dirigentes partidários que convidou o advogado Vinicius Marques de Carvalho para chefiar a Controladoria-Geral da União (CGU). Na Advocacia-Geral da União (AGU), o nome escolhido é o do procurador Jorge Messias.

Interlocutores de Lula não garantem que os novos titulares da CGU e da AGU, no entanto, sejam anunciados imediatamente. Segundo eles, algumas condicionantes podem adiar o anúncio, como a pressão pela nomeação de mulheres ministras, que devem figurar na lista que o presidente eleito planeja divulgar nesta terça-feira, 13. As duas pastas, porém, não costumam ser alvo de partilha entre partidos da base aliada montada por presidentes e devem ser anunciadas em breve.

Vinícius Marques de Carvalho é ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Atuou no órgão quando foi investigado o cartel de empresas que fraudou licitações no sistema metroferroviário de governos do PSDB, em São Paulo, e do DEM, em Brasília. Ele tem o apoio do Grupo Prerrogativas, coordenado por Marco Aurélio Carvalho, amigo de Lula, também cotado para o cargo.

Leia mais em O Estado de São Paulo