Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

STJ derruba decisão que havia bloqueado compra de blindados pelo Exército, por Ricardo Della Coletta/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente da corte diz que é preciso assegurar renovação de parque bélico do país. Blindados em desfile pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) - Pedro Ladeira - 14.ago.21/Folhapress

 

 

A presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministra Maria Thereza de Assis Moura, suspendeu nesta quarta-feira (14) uma decisão do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) que tinha bloqueado a compra de 98 carros blindados italianos pelo Exército.

A decisão agora derrubada por Maria Thereza foi assinada pelo juiz federal Wilson Alves de Souza, decorrente de ação popular ajuizada por Charles Capella de Abreu.

De acordo com comunicado do STJ, a União argumentou que a “aquisição dos blindados faz parte de uma política pública de longo prazo, amparada em ampla discussão técnica, que teve início há dez anos”.

“O projeto em questão —’Projeto Forças Blindadas’— teve início em 2012, há, portanto, mais de dez anos, não sendo algo traçado de forma açodada ou repentina. O gasto foi devidamente incluído no Plano Plurianual de 2020-2023, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2019, e incluído como ‘Investimento Plurianual Prioritário'”, disse a ministra.

Leia mais na Folha de São Paulo