Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Peru: governo chama para consulta embaixadores em países que apoiam retorno de Castillo, da RFI

Detalhes Notícia
A nova presidente do Peru Dina Boluarte, chamou os embaixadores da Argentina, Bolívia, Colômbia e México pafa consulta © Martin Mejia / AP

 

 

O Peru anunciou, nesta quinta-feira (15), que chamou para consultas os seus embaixadores na Argentina, Bolívia, Colômbia e México. A decisão é uma represália aos governos dos quatro países, que pediram a restituição de Pedro Castillo na Presidência, destituído após uma tentativa fracassada de golpe.

Em uma cerimônia oficial, a chanceler Ana Cecilia Gervasi anunciou a convocação dos embaixadores, “em reação à intromissão nos assuntos internos do Peru”. Na segunda-feira (12), em um comunicado conjunto, os países anunciaram seu apoio a Castillo e pediram que a vontade popular fosse respeitada.

O chefe de Estado mexicano, Andrés Manuel López Obrador, reiterou na terça-feira (13) que, para o seu país, “Pedro Castillo continua sendo o presidente”, já que foi eleito democraticamente.

Na diplomacia, a convocação para consultas acontece quando um país chama de volta seu próprio embaixador para obter informações sobre um determinado tema. É um gesto utilizado para expressar mal-estar com alguma situação específica.

Leia mais em RFI