O grupo liderado pelo deputado federal eleito Guilherme Boulos (SP) saiu vencedor em duas votações no Diretório Nacional do PSOL neste sábado (17) e, por isso, o partido apoiará o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e participará de sua base de sustentação no Congresso
“Uma decisão política madura e acertada do partido. Havia aqueles que defendiam uma posição de independência, no sentido de não compor a base, e venceu a posição de compor a base do governo Lula para poder contribuir na derrota do bolsonarismo e na reconstrução do Brasil”, diz Boulos ao Painel.
O grupo liderado por Sâmia Bomfim (SP) defendia que a sigla permanecesse independente em relação ao governo federal. Em uma primeira votação, esse grupo retirou a proposta que havia apresentado e votou na do grupo de Boulos. Um dos pontos que os apoiadores da deputada federal defendiam era o de que o governo não tivesse cargos na gestão petista, que acabou sendo aprovado como parte da resolução escolhida.
Na segunda votação, o grupo de Sâmia foi voto vencido ao defender que a bancada psolista não compusesse a base lulista no Congresso.
Leia mais na Folha de São Paulo