Cada produto exposto na Feira de Natal traz o trabalho único de artesãos que por gerações bordam, pintam e costuram, customizando utensílios que enfeitam e harmonizam lares. São peças de crochê, toalhas, panos de pratos, tapetes, entre outros, produzidos a partir de técnicas passadas de mães para filhas.
Aos 88 anos, a Dona Maria Cardoso Fontes é a artesã mais idosa participante da feira. Ela expõe os produtos que confecciona com a ajuda das duas filhas. Ela lembra que aprendeu a bordar, costurar e pintar ainda na infância e que o artesanato foi e é sua fonte renda até hoje. “A gente não para, cada vez mais vamos melhorando. Enquanto Deus me ajudar, vou trabalhar”, revelou.
A Feira
A Feira de Natal, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Smdeti), ocorre até o dia 24 de dezembro, na Rua Tiradentes, entre a Rua 15 de Janeiro e a Avenida Getúlio Vargas, das 9h às 19h.
Participam empreendedores que integram o Fórum Canoense da Economia Solidária. A Feira oferece produtos artesanais, como bonecas, trilhos, jogos de crochê, E.V.A e pedraria, além de flores, plantas e alimentos, como cucas, pães e bolachas, produzidos com ingredientes naturais.
Prêmio e Solidariedade
A cada R$ 30,00 gastos em compras dá direito a um cupom para concorrer a uma cesta com produtos artesanais, plantas e alimentos. O sorteio acontece no dia 23 de dezembro. Além disso, a organização da Feira de Natal está recolhendo produtos que serão destinados ao Banco de Alimentos de Canoas.