Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Alemanha teve 2022 de calor recorde, muito sol e pouca chuva, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Com mais de 2 mil horas de sol, temperatura média no país foi de 10,5 ºC. Chuvas ficaram 15% abaixo da média anual. De junho a agosto choveu 40% menos que a média anual Foto: Ina Fassbender/AFP

 

 

O Serviço Meteorológico Alemão (DWD, na sigla em alemão) publicou nesta sexta-feira (30/12) seu relatório anual, confirmando que 2022 foi um dos anos mais quentes já registrados no país. Além disso, houve pouca chuva e muito sol.

O ano de 2022, junto com 2018, foi o mais quente desde que as medições sistemáticas começaram, em 1881. Em média, a temperatura foi de 10,5 ºC.

O relatório ainda é uma prévia. Somente quando todos os dados finais de todas as estações meteorológicas do país forem coletados em janeiro é que o DWD poderá dizer se 2022 foi mais quente que 2018, o atual detentor do recorde.

No entanto, uma coisa já é certa: em 2022, o país esteve, em média, 1,7 ºC mais quente em relação aos níveis pré-industriais – um motivo de preocupação.

“O calor recorde no ano de 2022 deve ser um incentivo renovado para todos nós finalmente passarmos de falar para agir em relação à proteção do clima”, disse Tobias Fuchs, cientista-chefe de clima e meio ambiente do DWD.

“Até agora, não conseguimos frear efetivamente os gases do efeito estufa. O aquecimento global está progredindo quase totalmente sem controle”, acrescentou.

Leia mais em Deutsche Welle