A Prefeitura de Santa Maria decretou situação de emergência no município em função da estiagem. O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, assinou o decreto durante ato que ocorreu nesta quinta-feira (29). Com o documento, o município consegue agilizar a aquisição de produtos e serviços para amenizar o impacto da falta de chuva.
“Tivemos acesso a relatórios da Emater e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que apontam para um momento preocupante. Portanto, a decisão de decretar situação de emergência é técnica e tem o objetivo de auxiliar os produtores e trabalhadores rurais a atravessar este momento de dificuldade. O decreto facilita o nosso acesso a recursos estaduais e federais e possibilita que a Prefeitura realoque verbas e realize contratações emergenciais nesse período”, explicou Decimo.
A primeira iniciativa da Prefeitura a ser vista pela população após o decreto é a compra de 40 reservatórios de água, com capacidade entre 2 mil e 3 mil litros, e dois tanques, de 10 mil e de 6 mil litros cada, que serão utilizados para levar água até as comunidades mais afetadas. O trabalho é uma sequência das ações realizadas desde o início de 2022.
Leia mais no Jornal do Comércio