De maneira geral, Coletiva.net teve um ano muito positivo. É com essa avaliação que 2022, marcado por retomadas após os períodos mais críticos da pandemia de Covid-19, encerra-se para o portal. A consolidação da Coletiva.rádio e o lançamento do Coletiva.tv foram, na avaliação da diretoria, aspectos responsáveis por ainda mais motivação na equipe e na condução do negócio como um todo. “O portal se mantém em alto nível, mas novidades e inovações sempre foram o foco da nossa gestão”, diz a publisher Márcia Christofoli.
Na avaliação do diretor Comercial da empresa, Iraguassu Farias, foi possível trabalhar com menos incertezas, “muito embora o processo político do Brasil tenha interferido bastante no comportamento dos agentes econômicos e retardado muitas decisões do mercado em geral”. Para ele, tanto a plataforma de áudio, quanto a criação do canal no YouTube, foram, sem dúvida, pontos muito positivos do ano que se encerrou na última semana.
Farias salienta também que o ano foi marcado por um evento especial da empresa, o qual reuniu uma parcela expressiva e qualificada dos agentes da Comunicação. “Já são mais de duas décadas trabalhando arduamente no fortalecimento do mercado gaúcho, mas poucos sabiam – ou percebiam o quanto fazemos e onde ainda queremos chegar. Poder estar com tantos representantes da indústria criativa e apresentar novidades foi realmente importante para unificar essa percepção externa”, enaltece Márcia.
Ao avaliar o cenário geral, Farias entende que, para quem trabalha com informação em um nicho específico do mercado, 2022 terminou com boa dose de esperança. E Márcia corrobora: “Nunca o Jornalismo foi tão atacado, a verdade foi tão soterrada e a mentira correu tão livremente. Refazer estas bases e contribuir para a melhora da Comunicação em 2023 será tarefa árdua. Mas, como fazemos há 20 anos, seremos protagonistas desse apoio”, garante a jornalista. E o diretor completa: “Foi um ano difícil neste sentido. E nós, do Coletiva.net, não ficamos imunes a tudo o que aconteceu”.
Ainda de acordo com ele, quando foram criadas novas plataformas para um mesmo público, a gestão sabia que acabaria por mexer na natureza das receitas, inclusive no seu volume. “O portal manteve-se rigorosamente estável em relação a 2021, mas, no cálculo geral, o crescimento foi de 28,3%. Então, cumprimos metas e expectativas”, esclarece Farias, que reforça o quão difícil o ano foi, pela pandemia e seus efeitos, ou mesmo pelo processo político conturbado. E diz mais: “É difícil crescer quando a miséria aumenta, quando a renda das famílias cai, quando o desemprego é substancial. Sem poder de compra das pessoas, ou com muita concentração de renda, todos perdem”.
Neste sentido, o diretor é esperançoso ao aguardar por novos tempos para a economia, que caminha ao lado do espectro social. Em relação à empresa e seus produtos, Márcia também acredita que serão colhidos bons frutos. “Deveremos ter o crescimento exponencial do Coletiva.tv, nosso mais recente projeto, e isto já pressupõe mais trabalho e motivação. E, como não poderia ser diferente, outras novidades virão, como no caso das revistas do selo Tendências, que estão ganhando ainda mais atenção nossa”, antecipa, sem dar detalhes.
Clique aqui e leia outras notícias do mercado em Coletiva.Net