A Secretaria da Agricultura (SEAPDR) solicitará ao Ministério da Agricultura (Mapa) a realização do sequenciamento genético da cepa do vírus encontrado no leitão que testou positivo para a Doença de Aujeszky, em São Gabriel. O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira e deve contar com representantes do Mapa e da Superintendência Federal da Agricultura no RS (SFA/RS).
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares, o sequenciamento genético permitirá ao Estado detectar se a cepa foi trazida de fora ou se tem origem conhecida. No caso de essa cepa não ser semelhante às já conhecidas, “é bem possível que não se consiga ter total certeza sobre a origem do vírus”, afirma a diretora, que acompanhou a realização do trabalho do Serviço Veterinário Oficial a campo.
Até ontem, a SEAPDR contabilizava 120 visitas realizadas para coleta de material e orientação técnica às propriedades localizadas no raio de 5 km a partir do foco. De acordo com Rosane, até agora, nenhuma das sorologias com análise laboratorial concluída testaram positivo para a enfermidade. “As ações realizadas estão de acordo com o preconizado no Plano Nacional de Sanidade Suídea”, esclarece.
Leia mais no Correio do Povo