Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Morre astronauta Walter Cunningham, o último sobrevivente da Apollo 7; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
O piloto do módulo lunar tinha 90 anos e faleceu em Houston, no Texas. Nesta foto de arquivo, o astronauta da Apollo 7 Walter Cunningham fala no campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, durante um programa "Celebrating 100 Years of MIT Aerospace", em outubro de 2014. Foto: Steven Senne/AP

 

 

O ex-astronauta da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) Walter Cunningham, que era o piloto do módulo lunar Apollo 7, primeiro voo tripulado do programa que levou o homem à Lua, morreu nesta terça-feira, 3, em Houston, no Texas, aos 90 anos.

Em comunicado, a Nasa ressaltou que “Walter Cunningham era um piloto de caça, físico e empresário, mas, acima de tudo, ele era um explorador. Na Apollo 7, o primeiro lançamento de uma missão Apollo tripulada, Walter e seus colegas fizeram história, abrindo caminho para a Geração Artemis que vemos hoje”, disse o chefe da Nasa, Bill Nelson, na nota.

Cunningham nasceu em 16 de março de 1932, em Creston, no estado de Iowa. Ele se formou com honras em Humanidades e Física em 1960 e fez Mestrado em Humanidades com distinção em Física em 1961 pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Em 1951, ingressou na Marinha e serviu na ativa no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, aposentando-se com o posto de coronel após realizar 54 missões como piloto de caça noturno na Coreia.

Leia mais em O Estado de São Paulo