As 17 subprefeituras de Porto Alegre estão atendendo contribuintes que têm dificuldades com informática ou falta de acesso à internet para realizar o seu cadastro de e-mail e receber a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou obter a impressão do documento. O trabalho começou na segunda-feira, 2. As guias não estão sendo enviadas pelos correios e podem ser acessadas no site e também no APP 156+POA no celular.
Conforme o secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, José Natal, a prefeitura está inovando e economizando, além de garantir o serviço ao cidadão. “Estamos modernizando o sistema, mas também nos preocupamos em facilitar a vida das pessoas. Sabemos que nem todos têm acesso ao digital, por isso mobilizamos todas as subprefeituras, em diferentes regiões da cidade, acolhendo e ajudando a todos que procurem esse serviço”, destacou.
Na manhã desta quarta-feira, 4, o movimento de cidadãos buscando atendimento na Subprefeitura Centro-Sul foi constante. A chefe de democracia participativa da região, Cali Nunes, destaca que mais de 20 pessoas procuraram o órgão municipal nos dois primeiros dias de atendimento. “Aqui, muitas pessoas idosas têm vindo buscar auxílio, pois não têm acesso à internet ou têm dificuldade com informática. Estamos conseguindo atendê-los com facilidade, acessando o site da prefeitura”, afirmou.
Artur De Bem Duarte, de 68 anos, é morador da avenida Eduardo Prado e foi até a unidade que fica na avenida Otto Niemeyer, 3204. O contribuinte buscou informações no site da prefeitura, mas teve dificuldade com a emissão. “Procurei esclarecimentos na internet, mas não consegui emitir a guia pelo celular. Então, vi que estavam prestando esse atendimento aqui pertinho e aproveitei pra fazer uma caminhada. Foi bem rápido e fácil. Logo a atendente já imprimiu o documento”, explicou.
As subprefeituras abrem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Veja aqui os endereços das 17 subprefeituras regionais da cidade e os respectivos bairros abrangentes.
Além do atendimento das subprefeituras, os contribuintes também podem receber orientações no Tudo Fácil Zona Norte (Bourbon Shopping Wallig – avenida Assis Brasil, 2611 – de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h).