Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Esgoto preocupa banhistas na Praia do Lami, por Fabrine Bartz/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Balneário recebe grande público de banhistas durante o verão ISABELLE RIEGER/JC

 

 

Os moradores de Porto Alegre têm à disposição uma praia a pouco mais de 30 quilômetros do Centro. Nesta temporada, o Lami está balneável e pronto para receber a população. Mesas, churrasqueiras e a reforma das guaritas salva-vidas fazem parte da série de melhorias realizadas pela prefeitura de Porto Alegre na orla do Lami, no Extremo Sul da Capital. No entanto, a praia – um dos seis pontos liberados para banho pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) -, ainda apresenta limitações na estrutura, incluindo a acessibilidade.

“Temos a Orla do Guaíba com muito investimento. Só que as pessoas do Lami não possuem acesso a esse espaço, mesmo sendo um local aberto ao público, cada região da cidade tem uma realidade diferente. A prefeitura não se conscientiza que também se trata de um problema social”, comenta o aposentado José Adelmo Luciano.

Com investimento de R$ 550 mil nos últimos dois anos, a prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSurb), adicionou churrasqueiras, iluminação de LED e bancos de lazer, além da reforma em quatro banheiros. Há três anos trabalhando na limpeza do local, Altair de Melo, conta que o movimento se manteve baixo na virada de ano, com no máximo duas mil pessoas. De forma gratuita, os banheiros funcionam das 8h da manhã às 20h, com o serviço de zeladoria realizado pela empresa Cootravipa.

Leia mais no Jornal do Comércio