Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
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Procon Canoas realiza cerca de 28 mil atendimentos em 2022

Detalhes Notícia
Foto: Guilherme Pereira

 

Em 2022, o Procon Canoas promoveu a defesa de 27.666 consumidores. O número representa um aumento de 10,66% em relação às demandas atendidas em 2021. Estes dados contemplam tanto os atendimentos presenciais, na sede do Procon e nos Centro de Acesso aos Direitos (CADs), quanto os realizados via telefone e e-mail.

Nesta realidade, no ano passado foi ampliado o acesso aos direitos dos consumidores, promovendo a abertura da unidade descentralizada do Procon no bairro Niterói. Em breve, o serviço será estendido também no bairro Rio Branco. “Nossa bandeira é levar o atendimento do Procon a todos os canoenses, em todos os quadrantes da cidade, promovendo orientações e atendimentos a toda comunidade”, ressalta Taís Marques, diretora do Procon.

Procon na Escola

Dentre os projetos realizados pelo serviço, foi desenvolvida a educação financeira em todas as turmas de 9º ano da rede municipal de educação, bem como em grupos com diversos segmentos na cidade (idosos, artesãos, entre outros). Ao total, foram realizados 123 eventos de capacitação financeira, atingindo um público de 2.209 pessoas. “Este trabalho nas escolas proporcionou educar financeiramente futuros consumidores, com noções básicas de orçamento e renda e com atividades lúdicas simulando situações do dia a dia”.

Procon Superendividamento

Conforme dados do Serasa, são mais de 62,5 milhões de superendividados no Brasil. Neste sentido, o Procon criou o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), com o objetivo de auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores. “Nossa intenção é que o consumidor possa, através deste serviço, se restabelecer financeiramente, buscando acordos que estejam dentro de seu orçamento, permitindo adimplir com suas obrigações e manutenção dos direitos básicos, como saúde, educação e alimentos”, relata a diretora.

“Os acordos irão proporcionar que o consumidor deixe de estar negativado, voltando ao mercado de consumo. Por sua vez, as empresas venderão mais, gerando empregos. É um ciclo que estamos construindo e é bom para todos”, conclui Taís.

ASSUNTOS MAIS DEMANDADOS NO PROCON NO ANO DE 2022

1º Assuntos Financeiros: 36,08%

2º Produtos (eletrodomésticos, informática e demais produtos): 20,17%

3º Telecomunicações: 15,42%

4º Serviços Privados: 14,96%

5º Água, energia e gás: 8,77%

6º Educação: 3,33%

FISCALIZAÇÃO

Durante o ano de 2022, a equipe de fiscalização do Procon realizou 416 ações em estabelecimentos comerciais, onde foram lavrados autos de infração por elevação da margem de lucro, produtos vencidos, produto sem validade, adulteração na validade dos produtos, qualidade do combustível, precificação, entre outros.

O Procon conta com a ajuda da população para denúncias de irregularidades através do seu canal oficial de WhatsApp (51) 99149.0991. Também atende na sede localizada na Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon sem a necessidade de agendamento prévio e nas demais sedes descentralizadas nos seguintes endereços.

— Unidade Guajuviras, localizada na Avenida 17 de Abril, 1.110.

— Unidade Mathias Velho, na Rua Santa Catarina, 3420 (esquina Cruz Alta).

— Unidade Niterói, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 91 (esquina Tamoio).