Desde o fim da cobrança de estacionamento rotativo da Área Azul no centro da cidade, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Smtm) estão monitorando os veículos no perímetro central. Mesmo sem cobrança, os motoristas devem respeitar o período de até duas horas de rotatividade, conforme norma do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O casal Viviane e Telmo Silva tem aproveitado o estacionamento rotativo sem tarifa. Semanalmente, os dois trazem o filho para terapia e ficam no carro aguardando o menino, por uma hora. “É sempre bom quando há subsídios ou gratuidade de serviços. No nosso caso, iríamos pagar o estacionamento de qualquer maneira, por causa do atendimento do nosso filho. Mas, agora, no período das férias está bem bom, há bastante vagas. Em dezembro foi mais movimentado”, destacou Telmo.
Fiscalização com aplicativo
Desenvolvido pela CanoasTec, um aplicativo ajuda os agentes de trânsito em registrar os automóveis estacionados. “Ao fazermos a ronda, anotamos a placa e o modelo do carro. As informações ficam disponíveis para todos, ao se voltar na fiscalização, qualquer agente pode conferir o tempo que o veículo está parado e multá-lo, se for o caso”, explicou o chefe da Diretoria de Trânsito, Jean Ruthes.
Desde o dia 7 de dezembro, foram notificados 77 motoristas por excederam o período de duas horas da rotatividade, como revela o secretário da Smtm, Marcos Daniel. Para o gestor, os números são baixos e demonstra que a população está respeitando a rotatividade. “Tivemos maior movimentação até período de Natal, na região da área azul. Agora, o mês de janeiro está calmo, e sempre é possível encontrar vagas disponíveis. Nosso balanço é muito positivo, pois percebemos a colaboração de muitos motoristas”, disse Daniel.