Moradores de Porto Alegre que necessitem atendimento de urgência e emergência terão a possibilidade de evitar filas e tempo de espera optando por realizar consulta médica no site prefeitura.poa.br/poctelemedicina. A experiência terá início nesta segunda-feira, 16, e vale por 90 dias.
Com atendimento eletrônico, videochamada e chat, as pessoas fazem a consulta médica e recebem o diagnóstico, como acontece presencialmente. Se for identificada a necessidade de atendimento presencial, haverá encaminhamento.
A solução proposta pela prefeitura considera que 75% dos casos que chegam aos prontos atendimentos da Capital são de baixa complexidade, ou seja, não se caracterizam em urgência ou emergência. Os serviços médicos e de enfermagem habilitados para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serão fornecidos por empresas parceiras.
Após o período de desenvolvimento, será escolhido o modelo ideal de atendimento em telemedicina para esse contexto. O objetivo é utilizar soluções inovadoras para melhorar o atendimento da população. A iniciativa é feita de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Saúde e Gabinete de Inovação.
Veja como funciona:
1. Acesse o site prefeitura.poa.br/poctelemedicina do celular, computador ou tablet.
2. Siga o passo a passo e seja atendido onde você estiver.
Acesso exclusivo para moradores de Porto Alegre.