Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Canoas: Com parceria da Prefeitura, empresa ensina e contrata alunos

Detalhes Notícia
Parceria da Smdeti com empresa de confecção oferece curso e está contratando alunos que se destacaram. Foto: Gabriel Abreu

A empresa Sentinela Produtos Gauchescos, localizada no bairro São Luís, está oferecendo cursos de corte e costura gratuitos para quem não sabe costurar ou para quem quer melhorar as técnicas texteis. As inscrições devem ser feitas pelo site do Banco de Oportunidades ou pessoalmente, no Escritório do Empreendedor, na rua Dr. Barcelos n°969. Os alunos que se destacam são efetivados. O objetivo é selecionar 20 pessoas.

Sobre esta parceria entre a iniciativa privada e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Smdeti), o responsável pela pasta, Marcus Vinicius Machado, conhecido como Quinho, destaca que a aproximação de trabalhadores e empresas é essencial para o crescimento econômico da cidade. Para o gestor, o progresso empresarial de Canoas está diretamente ligado à mão de obra disponível na região. “Devemos ser facilitadores nessa relação. Nosso esforço é para que os canoenses tenham emprego, pois se tornam economicamente ativos. Com os empreendimentos produzindo mais, obtemos mais retorno de impostos, ou seja, com essa ação, estamos ajudando no progresso de Canoas”, defendeu.

Bastaram quatro dias de curso para que Bianca Forte, de 25 anos, conseguisse uma nova profissão. Desempregada há dois meses, ela se dispôs a tentar a aprender a costurar e deu certo. A moradora do bairro São Luís está há sete dias de carteira assinada. “Eu não sabia costurar e com o curso, eu descobri que eu gosto do ofício. Estou feliz e espero que dê certo aqui”, disse.

A iniciativa da empresa é fomentar a mão de obra que está escassa no mercado, como revela o proprietário Valdemir Vili Vaisz. O empresário conta que investe na formação dos costureiros para garantir a sua produção. “Temos demanda de vendas, não podemos reclamar, mas precisamos de mais trabalhadores para atender os pedidos. Por isso, estamos oferecendo esse curso, com instrutora. Aqueles que demonstram aptidão e talento com os tecidos passam no RH e são efetivados”, revelou.