Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Risco de mortandade é iminente no rio Gravataí em Porto Alegre, alerta comitê, por Felipe Faleiro/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Nível de um dos principais cursos d'água da região Metropolitana chegou a praticamente zero no ponto de medição nos últimos dias. Mato já nasce na terra rachada junto ao Barco-Escola Rio Limpo, em Gravataí | Foto: Alina Souza

 

 

Esta segunda-feira é mais um dia de mananciais baixos e preocupação com a estiagem, tanto no Guaíba, quanto nos rios que o abastecem. De acordo com o Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, mantido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o local chegou ao nível mínimo, de somente um centímetro, na área de captação da Corsan de Gravataí, mas já havia atingido anteriormente nos últimos dias a cota zerada. Gestores públicos continuam monitorando a situação.

Na semana passada, além de a estatal de abastecimento proceder com a construção de um barramento de um metro de altura no bairro gravataiense do Mato Alto, algo inédito para a área, foram ainda identificados na última quinta-feira pontos suspeitos em uma barragem que abastece uma lavoura de arroz, na região de Águas Claras, em Viamão. De acordo com a Prefeitura de Gravataí, a ação envolveu o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Gravataí, a Guarda Florestal da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e a Patram.

Leia mais no Correio do Povo