Continuam preocupantes as situações de dois dos mais importantes mananciais da região Metropolitana, o Guaíba e o rio Gravataí. Neste último, no final de ontem, a régua de medição marcava dois centímetros na lâmina de água, valor ainda considerado crítico, e que causa, desde o último dia 24 de dezembro, a suspensão da captação aos produtores rurais locais. As informações são do Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
No Balneário Passo das Canoas, próximo à ERS-118, frequentado por banhistas todos os finais de semana, em Gravataí, o nível da água continua recuando de forma rápida. A régua da Sema aponta que nesta quinta-feira a medição alcançou 47 centímetros, o mais baixo do ano até o momento, e confirmando a queda de um centímetro a cada cinco ou seis horas, verificado desde o último domingo, ao menos. A garoa fraca da quarta não adiantou para que houvesse elevação da cota do local.
Já na régua do Cais Mauá, no Guaíba, em Porto Alegre, o nível continua oscilante, e marcava 53 centímetros na manhã de hoje, pouco acima dos 47 centímetros da média histórica normal para o mês de janeiro, conforme dados da MetSul Meteorologia. Ambas as medições são mantidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Leia mais no Correio do Povo