Após reunião com o presidente Luis Lacalle Pou, em Montevidéu, no Uruguai, nesta quarta-feira (25/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é possível um acordo entre China e Mercosul e defendeu a reforma no bloco. O Uruguai deseja firmar acordos fora do Mercosul, mas o tema não é consenso entre os integrantes do grupo que temem deterioração do bloco.
Lula destacou a necessidade de conversas mais profundas sobre o assunto, reunindo técnicos, ministros e presidentes dos países do Mercosul. “Quero dizer que os pleitos de Lacalle são mais que justos porque o papel de um presidente é defender o seu país, os interesses da economia e de seu povo. É justo querer produzir mais e querer vender mais e, por isso, é importante se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios”, destacou.
“Quero dizer que em relação à chamada inovação ou renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa com nossos técnicos, depois com nossos ministros e, finalmente, com os presidentes, para que a gente possa renovar aquilo que for necessário inovar”, completou.
Leia mais no Correio Braziliense