A revista francesa L’Obs publica esta semana uma reportagem sobre uma ofensiva de espiões russos, que estão se passando por brasileiros para se infiltrar em países da União Europeia. Eles seriam “espiões ilegais”, agentes inativos que não estariam protegidos por uma cobertura diplomática.
A publicação conta a história de Viktor Muller Ferreira, que teria nascido em Niterói, em 1989. O falso estudante é, na verdade, Sergueï Vladimirovitch Cherkasov, nascido em Kaliningrado e oficial da GRU, serviço de espionagem militar russo.
Ele teria entrado no Brasil há cerca de 12 anos e atuado como estudante de geopolítica, perfil que o permitiu ser indicado ao cargo de estagiário no Tribunal Penal Internacional, em Haia. Para chegar ao posto, ele passou pela prestigiosa Escola de Estudos Internacionais de Washington, nos Estados Unidos, onde foi encaminhado por professores que o classificavam como “um estudante brasileiro brilhante”. Cherkasov foi descoberto pelo Serviço holandês de Contraespionagem (AIVD) e está preso no Brasil desde abril do ano passado.
Leia mais em RFI