Poucos dias após a cônsul-geral da Espanha em Porto Alegre, Laura Corchón Letosa, assumir a posição no no lugar de Luis Zaballa Gómez, morto em setembro passado, o vice-prefeito da Capital e prefeito em exercício, Ricardo Gomes, se encontrou com ela nesta segunda-feira (30) para discutir aproximações entre as duas culturas.
Entre os assuntos pautados estavam a possibilidade de realizar uma comitiva de empresários gaúchos para a edição do South Summit (que também acontece em Porto Alegre) à Madrid, em junho. Empresários espanhóis já devem participar do evento no Brasil. Outro tópico abordado foi a vontade de fomentar a troca cultural entre Espanha e a Capital por meio de apresentações, eventos e espetáculos.
A Espanha é o segundo maior investidor na América Latina; somente no Brasil são 1150 empresas e os investimentos chegam a 45 milhões de euros, o segundo destino com maior montante depois do México. Segundo o Itamaraty, a maioria são dos segmentos de telecomunicação, bancos, energias e turismo. Para 2024, a prefeitura também está buscando a possibilidade de uma delegação catalã de empresário visitar Porto Alegre, já que em 2023 essa aproximação não será possível.
Leia mais no Jornal do Comércio