Porto Alegre, sexta, 15 de novembro de 2024
img

Governo Lula nega pedidos de informação no mesmo patamar que Bolsonaro, por Nicolas Iory/O Globo

Detalhes Notícia
Índice de solicitações via Lei de Acesso não atendidas no primeiro mês do petista no cargo é igual ao da gestão anterior. O presidente Lula e seu antecessor, Jair Bolsonaro. Montagem sobre fotos de Cristiano Mariz e Sergio Lima/AFP

 

 

O novo governo Lula negou resposta a 206 pedidos feitos por cidadãos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos primeiros 30 dias de gestão. O número representa 6,9% do total de 2.998 solicitações recebidas no período, de acordo com dados da Controladoria-Geral da União (CGU). A taxa de negativas é praticamente a mesma registrada ao longo de quatro anos de governo Jair Bolsonaro. Na gestão anterior, 7% de todos os pedidos de informação ficaram sem resposta.

De acordo com o advogado e ativista da área de transparência pública Bruno Morassutti, cofundador da agência de dados Fiquem Sabendo, os números de pedidos não respondidos nos dois governos podem ser ainda maiores, já que os órgãos públicos muitas vezes classificam as decisões indevidamente. Os argumentos mais comuns usados pela nova administração para negar informações são que os pedidos são genéricos ou incompreensíveis (90). Em 51 ocasiões, o governo Lula 3 alegou que as solicitações tratam de dados sigilosos. Parte desses pedidos refere-se a informações que foram colocadas em sigilo pela gestão anterior.

Leia mais em O Globo