Porto Alegre, quinta, 14 de novembro de 2024
img

RS: Estado projeta edital com recursos para munícipios atingidos pela estiagem perfurarem poços artesianos. Em reunião com representantes da Granpal, secretário Giovani Feltes anunciou que iniciativa será publicada em até 10 dias liberando recursos

Detalhes Notícia

 

 

 

Em até 10 dias, o governo do Estado vai publicar um edital liberando uma verba com valor entre R$ 120 mil a 130 mil, por cidade que se habilitar, para a perfuração de poços nos municípios atingidos. Foi o que representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) escutaram do Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes em reunião sobre o cenário atual da longa estiagem que atinge o Rio Grande do Sul, em especial na Região Metropolitana.

Conforme a associação, a estiagem já traz estragos à área produtora da Região Metropolitana de Porto Alegre, acumulando um prejuízo que supera os R$ 200 milhões. Segundo Rodrigo Battistella, presidente da associação, a informação do secretário Feltes para grupo que esteve no encontro, entre eles os prefeitos de Taquari, André Brito e de Glorinha, Paulo José Corrêa, além de secretários municipais de Agricultura, foi um alívio.
O secretário Feltes também relatou durante o encontro que vem mantendo conversas com técnicos do Banrisul, BRDE e Banco do Brasil para que possam apresentar alternativas financeiras aos agricultores atingidos. “Vamos ver o que de que forma poderemos ajudar, além do que o estado já vem contribuindo com alternativas de auxílio às áreas atingidas”, disse.
Depois dos relatos sobre o cenário da estiagem, os participantes ouviram do Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, sobre a existência de um estudo para a implantação de um programa de irrigação estadual, ajudando a enfrentar cenários de falta de chuvas como o atual.
Conforme o Battistella, prejuízos nas lavouras variam entre 35% e 70%, dependendo da cultura. “Precisamos olhar para o nosso agricultor, em especial aquele que buscou financiamento bancário e agora amarga o prejuízo. A preocupação com a falta de chuva também atinge o rebanho bovino, que enfrenta também falta de pasto para sua alimentação”, enfatizou.