Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Briga de bar: a suspeita de cervejarias sobre rombo bilionário da Ambev, por Victor Irajá/Veja

Detalhes Notícia
Ambev Heudes Regis/VEJA 01/02/2023 23:00 Briga de bar: a suspeita de cervejarias sobre rombo bilionário da Ambev | VEJA https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/briga-de-bar-a-suspeita-de-cervejarias-sobre-rombo-bilionario-da-ambev/ 2/7

As inconsistências nas demonstrações financeiras que fazem a Americanas protagonizar um escândalo financeiro podem estar presentes também na Ambev, outra empresa sob o guarda-chuva do trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, sócios da 3G Capital. A afirmação é da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que representa produtores menores do que a Ambev. Enquanto o caso das Americanas envolve uma dívida bilionária com bancos, no caso da Ambev a dívida seria com impostos federais, estaduais e municipais, diz o dirigente da associação. Um estudo contratado pela CervBrasil aponta um rombo estimado em 30 bilhões de reais em manobras tributárias feitas por empresas de bebidas.

A associação acusa a Ambev de inflacionamento do preço de componentes necessários à produção do refrigerante e que são passíveis de isenção e geração de créditos fiscais na Zona Franca de Manaus. Assim, a empresa acumula, irregularmente, mais créditos tributários do que teria direito, desfalcando o erário e lucrando mais. O estudo foi realizado pela consultoria AC Lacerda.

Leia mais em Veja