Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Quem é Marcos do Val, senador que acusou Bolsonaro de tentar coagi-lo a dar golpe/Gazeta do Povo

Detalhes Notícia
O senador Marcos do Val (Podemos-ES).| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

 

 

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou nesta quinta-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou coagi-lo a dar um golpe de estado. A declaração foi feita durante a madrugada em uma live nas redes sociais. Horas depois, ele anunciou que irá deixar a vida política e renunciar ao cargo. O parlamentar se elegeu em 2018 e tem mais quatro anos de mandato.

Marcos do Val nasceu em Vitória (ES), tem 51 anos, e é ex-militar do Exército, onde atuou no 38º Batalhão de Infantaria. Ele se tornou conhecido como instrutor de agentes de segurança pública e privada. Segundo seu site oficial, o parlamentar é mestre em Aikido (2º dan), diplomado e credenciado pela International Aikido Federation, do Japão.

Com essas credenciais, ele fundou o Centro Avançado em Técnicas de Imobilizações (Cati) e ofereceu treinamento a agentes da Swat, Nasa, FBI, Navy Seals e Vaticano. De acordo com seu site oficial, o senador treinou mais de 120 corporações policiais e de segurança em países como Estados Unidos, China, França, Espanha, Luxemburgo,
Bélgica, Itália, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, e outros.

Leia mais em Gazeta do Povo