Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Brechó se consolida como segmento de consumo no Rio Grande do Sul, por Lívia Araújo/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Atendimento diferenciado e personalizado nas lojas também atrai compradores ANDRESSA PUFAL/JC

 

 

Com opções para todos os gostos – e bolsos – os brechós se firmam cada vez mais como uma alternativa de consumo mais consciente. Não só o preço muito menor em relação às peças de primeira mão, mas qualidade, design consagrado e o atendimento diferenciado e personalizado nas lojas atraem compradores. As lojas são ainda principalmente físicas, mas a negociação pelas redes sociais e pagamento pelo PIX vão aumentando sua participação no faturamento desses empreendedores. Além disso, lojas online e o foco em sustentabilidade têm ampliado a atuação desse setor, que, segundo pesquisas, deve passar por crescimento vertiginoso nos próximos anos.

Um atendimento personalizado, próximo a uma assessoria de moda, e a possibilidade de adquirir um “sonho de consumo” por um preço muito mais acessível tem levado cada vez mais pessoas – principalmente mulheres – a preferir o brechó na hora de comprar roupas e acessórios.

Por isso, o segmento tem se consolidado cada vez mais, atuando em ramos que vão do comércio popular às roupas de luxo, e passando por nichos específicos como as roupas infantis, para prática esportiva ou as peças vintage; e atraindo, inclusive, a atenção de grandes redes e investidores, que podem ampliar a atuação online e mobilizar um grande universo de fornecedores e prestadores de serviço.

Leia mais no Jornal do Comércio